domingo, 11 de novembro de 2012

Flores de corte

Gérbera

 Nome Científico: Gerbera hybrida
Nomes Populares: Gérbera, Margarida-da-áfrica, Margarida-do-transvaal
Família: Asteraceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: EquatorialSubtropicalTropical
Origem: África
Altura: 0.1 a 0.3 metros0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A gérbera é uma excelente flor de corte, de grande duração. Ela é originária da hibridização entre Gerbera jamesonii e a Gerbera viridifolia. Suas flores têm pétalas com cores vivas e o centro também pode ter cores diferentes. Além disso, suas flores podem ser simples ou dobradas. Possui hastes longas e folhas bem verdes. Muito utilizada em arranjos florais elaborados, como o ikebana. Algumas variedades se prestam à formação de maciços e bordaduras nos jardins e como planta de vaso.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, bem adubado, com regas regulares. Apreciam o frio. Multiplicam-se por sementes ou por divisão da planta.


Rosa
Nome Científico: Rosa x grandiflora
Nomes Populares: Rosa, Rosa-arbustiva, Roseira, Roseira-grandiflora
Família: Rosaceae
Categoria: ArbustosFlores Perenes
Clima: ContinentalMediterrâneoOceânico,SubtropicalTemperadoTropical
Origem: ÁsiaChinaJapão
Altura: 0.9 a 1.2 metros1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A rosa é a principal flor de corte comercial no mundo. Musa inspiradora de todas as artes, desde a pintura até a poesia, a rosa possui muitos significados em nossa cultura. Arbustiva e muito exigente em fertilidade e manejo a roseira aprecia o clima ameno. Além de flor de corte pode ser cultivada em vasos, isolada ou em grupos no jardim, formando charmosos maciços.
Suas flores originalmente são simples, mas com o melhoramento genético obtivemos milhares de variedades dobradas e de diversas cores e combinações. As hastes são longas e verdes, e apresentam acúleos (espinhos) e folhas pinadas, dividas em lóbulos de margens serrilhadas.


Antúrio


Nome Científico: Anthurium andraeanum
Nomes Populares: Antúrio,
Família: Araceae
Categoria: Flores PerenesForrações à Meia Sombra
Clima: EquatorialSubtropicalTropical
Origem: América do SulColômbia
Altura: 0.3 a 0.4 metros0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Luz DifusaMeia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve o brilho completamente renovado recentemente com o lançamento de novas cultivares. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor maciços e bordaduras em jardins externos também. É um curinga para os cantinhos menos iluminados do jardim, onde outras flores jamais iriam prosperar. O melhoramento genético proporcionou diversas variedades, com portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa, salmão, chocolate, verde e branca.
Exigente quanto à umidade, deve ser plantada sempre à meia-sombra, em substratos ricos em matéria orgânica, como a fibra de côco misturado com terra vegetal, com regas freqüentes e adubação adequada para florescer. Apesar destes cuidados, é uma planta rústica e de baixa manutenção. O replantio a cada 3 ou 4 anos revigora as plantas velhas. Multiplica-se por estaquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário