domingo, 11 de novembro de 2012

Gramas

Grama-esmeralda

Nome Científico: Zoysia japônica
Nome Popular: Grama-esmeralda, Grama-zóisia, Grama-zóisia-silvestre, zóisia
Família: Poaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Japão
Ciclo de Vida: Perene
A grama-esmeralda tem folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa. É rizomatosa, isto é, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima. É perfeita para jardins residenciais, condomínos, empresas, campos esportivos, playgrounds, formando gramados muito densos e macios quando bem cuidados. Embora resistente ao pisoteio não deve ser utilizada em tráfego intenso. Deve ser aparada sempre que alcançar 2 cm. Vendida comumente na forma de placas e mudas (plugs).
Rústica, deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares. Não é indicada para locais de tráfego intenso, nem para áreas sombreadas. Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.


Grama-bermuda


Nome Científico: Cynodon dactylon
Nome Popular: Grama-bermudas, erva-gramilheira, grama-seda, escalracheira, escalracho, grama, grama-bermuda, grama-das-boticas, gramão, graminheira, pé-de-galinha, grama-tifton
Família: Poaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ilhas Bermudas e África 
Ciclo de Vida: Perene
A grama-bermudas tem folhas estreitas de coloração verde intensa. É indicada para campos esportivos em geral, como campos de futebol, golfe, pólo e playgrounds. Bastante macia e resistente ao pisoteio, tem rápido crescimento e regeneração, necessitando de ceifas frequentes. Deve ser aparada sempre que alcançar 2 cm. Vendida comumente na forma de plugs e placas. Estão disponíveis no mercado diversas cultivares, apropriadas para cada situação. É também considerada excelente pastagem e planta daninha em muitas culturas.
Deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solos férteis enriquecidos com matéria orgânica, com adubações semestrais e regas regulares. Tolerante a secas e altas temperaturas. Multiplica-se por sementes, estolões e rizomas.


Grama-batatais



Nome Científico: Paspalum notatum
Nomes Populares: Grama-batatais, Grama-da-bahia, Grama-de-pasto, Grama-forquilha, Grama-mato-grosso, Gramão
Família: Poaceae
Categoria: Gramados
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A grama-batatais tem folhas longas, firmes e pouco pilosas, de coloração verde-clara. É rizomatosa, isto é, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima. É indicada para campos de futebol, jardins públicos e locais com tráfego, devido à sua resistência e rusticidade. Deve ser aparada sempre que alcançar 3 a 5 cm ou quando florescer. Vendido comumente na forma de placas ou mudas (plugs).
Pode ser cultivada em solos mais pobres, com adubações semestrais e regas regulares, embora tenha certa resistência à estiagem. Não é indicada para situações de sombra ou meia-sombra, devendo ficar a pleno sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário