domingo, 11 de novembro de 2012

Forrações - Pleno sol

Barba-de-serpente

Nome Científico: Ophiopogon jaburan
Nomes Populares: Barba-de-serpente, Ofiopógão, Ofiopogo
Família: Ruscaceae
Categoria: FolhagensForrações à Meia Sombra,Forrações ao Sol Pleno
Clima: ContinentalMediterrâneoSubtropicalTropical
Origem: ÁsiaJapão
Altura: 0.1 a 0.3 metros0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Meia SombraSol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A barba-de-serpente é uma planta herbácea, perene, estolonífera e de folhagem ornamental, semelhante a uma gramínea. Ela cresce em tufos (touceiras) baixos, de 20 a 40 cm de altura, e apresenta folhas longas e estreitas como fitas, coriáceas, glabras e recurvadas. A forma típica é de cor verde escura, mas a forma mais difundida e ornamental é a variegada, de folhas com estrias branco-creme ou amarelo-pálido. 
No paisagismo, a barba-de-serpente presta-se como excelente forração, em locais ensolarados ou semi-sombreados como sob a copa das árvores por exemplo. Ela também pode ser utilizada como bordadura, indicando caminhos e demarcando canteiros. O aspecto recurvado e pendente de suas folhas a torna uma planta para ser apreciada em vasos e jardineiras, adornando pátios e varandas. As espigas com os frutos arroxeados podem ser colhidas para compor belos arranjos florais com outras espécies.
Pode ser plantada em regiões litorâneas. Multiplica-se por divisão das touceiras ou mais raramente por sementes.


Trapoeraba-roxa

Nome Científico: Tradescantia pallida purpurea
Nomes Populares: Trapoeraba-roxa, Coração-roxo, Trapoeraba, Trapoerabão
Família: Commelinaceae
Categoria: FolhagensForrações ao Sol Pleno
Clima: EquatorialSubtropicalTropical
Origem: América do NorteMéxico
Altura: 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Meia SombraSol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A coloração e a textura desta planta são muito originais, criando belos volumes. Sua folhas e caules são roxos e suas florzinhas são rosas. Bastante rústica, é uma planta utilizada para quem aprecia brincar com as cores. Excelente para formar maciços e bordaduras, também pode ser utilizada como forração ou em floreiras.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e úmido composto de terra de jardim e terra vegetal. Exige ainda regas regulares e gosta de frio. Multiplica-se naturalmente por sementes e por estaquia.


Azulzinha

Nome Científico: Evolvulus glomeratus
Nomes Populares: Evólvulo, Azulzinha
Família: Convolvulaceae
Categoria: Flores PerenesForrações à Meia SombraForrações ao Sol Pleno
Clima: EquatorialSubtropicalTropical
Origem: América do SulBrasilParaguai
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Meia SombraSol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A azulzinha é uma planta herbácea, bastante rústica e fácil de cultivar.
No paisagismo é bastante versátil, podendo ser plantada em maciços, canteiros, bordaduras, vasos e jardineiras, assim como se presta como forração. Sua beleza e efeito pendente são evidenciados em cestas suspensas. A floração se estende por todo o ano.
Devem ser cultivadas à pleno sol, embora tolere sombra parcial durante o dia. O substrato deve ser fértil, drenável e leve (mais arenoso do que argiloso), enriquecido com matéria orgânica, e regado regularmente. Não tolera o frio e o encharcamento, mas tolera a salinidade, sendo apropriada para o litoral. Multiplica-se por estaquia e divisão das plantas.


Flor-do-egito


Nome Científico: Pentas lanceolata
Nomes Populares: Estrela-do-egito, Cacho-de-estrelas, Pentas, Show-de-estrelas, Silena
Família: Rubiaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cercas Vivas,Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: África
Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A estrela-do-egito apresenta folhagem e florescimento muito ornamentais. As folhas se dispõem aos pares ao longo do caule piloso. As flores em forma de estrelas, já sofreram intenso melhoramento genético o que permitiu uma ampla variedade de cores e combinações entre o rosa, o vermelho, o branco e o lilás. Podem ser plantadas em vasos, jardineiras, ou em maciços e bordaduras. Atrai muitos beija-flores e borboletas durante seu florescimento.
Devem ser cultivadas em solo fértil, previamente preparado com adubos químicos ou orgânicos, sempre a pleno sol. É bastante rústica, no entanto exige regas periódicas. Tolerante ao frio. Requer reformas bienais dos canteiros, nos climas mais rigorosos. Multiplica-se por sementes e estacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário