domingo, 11 de novembro de 2012

Forrações - Meia sombra

Amendoim forrageiro

Nome Científico: Arachis repens
Nomes Populares: Grama-amendoim, Amedoim-forrageiro, Amendoim-rasteiro, Amendoinzinho
Família: Fabaceae
Categoria: Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno
Clima: EquatorialSubtropicalTropical
Origem: América do SulBrasil
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Meia SombraSol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A grama-amendoim é uma excelente forração, com textura diferente, ela dispensa as podas periódicas. Embora seja muito parecida com Arachis pintoi, é uma espécie distinta. Forma um denso colchão verde, com delicada flores amarelas. É muito utilizada para proteção de taludes e como pastagem nutritiva, em alguns jardins rurais pode ter o inconveniente de atrair lebres. Rústica, embora não seja resistente ao pisoteio, possui rápido rebrote.
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e preferencialmente enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera secas , mas não é tolerante à geada. Multiplica-se por divisão dos estolões enraizados e pelas sementes formadas embaixo da terra.


Singônio

Nome Científico: Syngonium angustatum
Nomes Populares: Singônio,
Família: Araceae
Categoria: FolhagensForrações à Meia SombraTrepadeiras
Clima: EquatorialOceânicoSubtropical,Tropical
Origem: América CentralNicarágua
Altura: 0.1 a 0.3 metros0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Luz DifusaMeia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
O singônio é uma planta de folhagem muito decorativa. As folhas se alteram de acordo com a maturação da planta. Plantas jovens apresentam folhas simples, claras, com nervuras brancas e nas plantas adultas as folhas são subdividas e completamente verdes. Quando amadurecida produz flores de espata rosada e espádice de coloração creme de importância ornamental secundária. É produzida em larga escala como planta envasada, para decoração de interiores, pela sua adaptação à meia-sombra. No entanto podemos plantá-la no jardim, em jardineiras e canteiros sempre semi-sombreados. Se tutorada adequadamente torna-se uma bela trepadeira.
Deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica. Aprecia a umidade e regas regulares. Não é tolerante ao frio. Multiplica-se por estacas durante o ano todo.


Espada-de-são-jorge

Nome Científico: Sansevieria trifasciata
Nomes Populares: Espada-de-são-jorge, Língua-de-sogra, Rabo-de-lagarto, Sansevéria
Família: Ruscaceae
Categoria: FolhagensForrações à Meia Sombra
Clima: EquatorialSubtropicalTropical
Origem: África
Altura: 0.4 a 0.6 metros0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia SombraSol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Herbácea de resistência extrema, excelente para jardins de baixa manutenção. No entanto seu crescimento é um pouco lento. Suas folhas são muito ornamentais e podem se apresentar de coloração verde acinzentada e variegadas, com margens de coloração branco-amareladas, todas com estriações de um tonalidade mais escura. As flores brancas não tem importância ornamental. É uma planta de utilização bastante tradicional e a cultura popular recomenda como excelente protetor espiritual.
Devem ser cultivadas à pleno sol ou meia-sombra, em vasos ou em maciços e bordaduras. Resiste tanto à estiagem, como ao frio e ao calor, além de ser pouco exigente quanto à fertilidade. Multiplica-se por divisão de touceiras, formando mudas completas com folhas, rizoma e raízes.


Grama-preta
Nome Científico: Ophiopogon japonicus
Nomes Populares: Grama-preta, Grama-japonesa, Pelo-de-urso
Família: Ruscaceae
Categoria: Forrações à Meia Sombra,Forrações ao Sol Pleno
Clima: ContinentalOceânicoSubtropical,Tropical
Origem: ÁsiaChinaJapão
Altura: 0.1 a 0.3 metrosmenos de 15 cm
Luminosidade: Meia SombraSol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A grama-preta ao contrário do que parece não é uma gramínea. Sem caule e com folhas finas e escuras, ela é uma excelente forração para áreas sombreadas. Há também uma variedade variegada, de folhas verde-amareladas, e uma variedade anã, de folhas mais curtas. Esta planta não suporta o pisoteio, em compensação não necessita ser aparada. Pode ser utilizada também como bordadura. Vendida comumente na forma de placas.
Deve ser cultivada sob sombra ou pleno sol, em solos férteis e bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica, com adubações semestrais e regas regulares. Multiplica-se por divisão das touceiras.


Coração-magoado


Nome Científico: Iresine herbstii
Nomes Populares: Coração-magoado, Coração-de-maria, Iresine
Família: Amaranthaceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul
Altura: 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Arbusto ou folhagem excelente para produzir contrastes de cores que estimulam os sentidos no jardim. Suas folhas arredondas são roxas com nervuras vermelhas e rosadas. A ramagem também é vermelha, bastante ramificada e ereta. As flores pequenas e claras são formadas em inflorescências no verão. O coração-magoado é uma planta rústica e versátil, que pode ser apresentada em maciços, bordaduras, renques ou composições com outras plantas. Ocorre uma variedade de folhas verdes com nervuras de coloração creme.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou meio período, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Para se obter um efeito bem compacto na planta, devemos realizar podas de formação e manutenção. Não é tolerante ao frio extremo. Multiplica-se por estacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário