domingo, 11 de novembro de 2012

Plantas aquáticas

Papiro-brasileiro

Nome Científico: Cyperus giganteus
Nomes Populares: Papiro-brasileiro, Papiro
Família: Cyperaceae
Categoria: Plantas Aquáticas, Plantas Palustres
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
 Engana-se quem acredita que este é o papiro utilizado pelos egípcios. Na verdade esta planta é brasileira, mas é muito parecida com o Cyperus papyrus, o papiro verdadeiro. O papiro-brasileiro é uma excelente planta palustre, isto é, adapta-se e cria um efeito excelente na beira de laguinhos, fontes e espelhos de água. Ela apresenta hastes longas com uma cabeleira de folhas finas nas pontas. As flores são pequenas, amarelas, discretas e não apresentam importância ornamental.
Devem ser cultivadas a pleno sol, sempre na beira da água, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal. Tolerante ao frio. Multiplica-se através da divisão das touceiras, preservando a estrutura completa da planta, com rizoma, raízes e hastes.


Ninféia-branca


Nome Científico: Nymphaea alba
Nomes Populares: Ninféia-branca, Lírio-branco, Lírio-d'água, Nenúfar-branco
Família: Nymphaeaceae
Categoria: Plantas Aquáticas, Plantas Marginais
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, Ásia, Europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
É uma planta belíssima para adornar espelhos d’água, principalmente em regiões de clima temperado e subtropical, onde outras ninféias mais populares podem não se adaptar muito bem. Durante o inverno, a ninféia-branca perde suas folhas e entra em dormência, auxiliando na iluminação do lago. Na primavera sua folhagem rebrota e ela pode fornecer sombra e abrigo para os animais aquáticos durante os períodos mais quentes. Exige pouca manutenção, apenas a retirada de folhas mortas para manter a boa qualidade da água. 
O nível de água para o cultivo da ninféia-branca deve estar entre 40 e 50 cm. Planta originária de clima temperado, a ninféia tolera baixas temperaturas e aprecia o clima ameno. Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário